Algumas modificações em nossa rotina, entretanto, podem causar uma certa apreensão e níveis de ansiedade. A mudança no trabalho, no status de seu relacionamento ou até mesmo no seu corpo podem causar inseguranças, porque isso significa que aquilo a que você já se habituou está diferente. Como proceder?
Em um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, as mudanças surgem com maior frequência e exigem ainda mais rapidez para que nos adaptemos a elas. Ou seja, um dos fatores principais para assimilar as diferenças está escasso: o tempo.
Se você não pode contar com muito tempo para isso, é necessário buscar o caminho de ser mais flexível e aberto ao que é diferente.
Mude a sua consciência
O primeiro passo para que você tenha maior facilidade para lidar com as mudanças está em deixar de encará-las como algo negativo. Sempre que uma situação te impor uma visão diferente, encare isso por um outro viés: uma possibilidade de experimentar algo fora da sua rotina e que te ajudará a crescer pessoal e profissionalmente.
Faça uma análise das situações
A sua percepção também deve estar mais aguçada para garantir que você tenha assimilado os vários aspectos dessa mudança. No que isso irá interferir em diferentes esferas da sua vida? Faça uma análise das várias situações e cenários que essa modificação pode gerar. Tendo essas possibilidades já em mãos, você poderá trabalhar melhor com a ideia e saber o que você poderá precisar para passar por esse processo.
Além disso, perceba-se e note quais são seus pontos fortes a serem usados e quais são os que você ainda precisa trabalhar para se desenvolver em frente a isso.
Busque um hobby
Qualquer mudança pede que você esteja atento para entrar num novo território. Manter sua atenção fica ainda mais fácil quando você consegue ter disciplina e as melhores estratégias para isso.
Ter um hobby oferece a possibilidade de um descanso mental, mas não apenas isso. Com a prática de esportes, por exemplo, seu corpo irá liberar substâncias que te deixarão mais satisfeito, feliz e saudável, melhorando seu humor para lidar com variadas situações.
Se você preferir ter mais contato com a arte, independente da expressão que você escolher, isso poderá estimular ainda a sua criatividade – o que é essencial para lidar com as novidades.
Estabeleça uma meta a si mesmo
Conhecendo bem a si mesmo, você consegue compreender quais são os limites e como você pode expandi-los. Mesmo que você não esteja passando por um processo de mudança nesse exato momento, desafie-se propondo metas.
Liste as mudanças que você deve fazer em sua vida e trace planos para tirar essas ideias do papel. Mesmo que sejam alterações pequenas em seu modo de ser, isso ajudará a sua transformação, criando uma personalidade mais flexível e adaptável ao seu meio.