Networking, Além de abrir portas para vagas que podem ser perfeitas para você em qualquer fase da sua carreira, uma rede de contatos robusta pode, também, conduzir a parcerias para viabilizar empreendimentos próprios. Seja para abrir o seu negócio, desenvolver um projeto inovador ou expandir sua atuação profissional, ter uma rede de contatos diversificada pode ser a chave para tirar o seu sonho do papel.
Aprenda como desenvolver sua rede de contatos com 6 dicas
Agora que os poderes do networking estão mais claros, vamos a algumas dicas importantíssimas para você também desenvolver a sua rede de contatos:
- Seja curioso e engajado. Nunca subestime uma potencial conexão. Mesmo aquela pessoa que trabalha com algo muito distante da sua área pode ser um contato importante um dia. Esteja aberto a conhecer novas pessoas e demonstrar interesse genuíno por suas histórias e experiências. Lembre-se: o networking não é apenas sobre você, mas também sobre estabelecer conexões verdadeiras.
- Participe de eventos e conferências. Esteja presente em eventos do seu setor de atuação, bem como (por que não?) nos de outras áreas na qual você tem interesse. Essas são ótimas oportunidades para conhecer profissionais inspiradores e ampliar seu círculo de contatos. Nesse contexto, é importante não perder a oportunidade de se fazer ouvir – assim, você descobre mais sobre as pessoas, testa seus conhecimentos e é lembrado mais facilmente.
- Utilize as redes sociais. Crie um perfil atraente no LinkedIn, compartilhe conteúdo relevante e participe de discussões. Use o site para se conectar com pessoas do seu campo de interesse. Caso algum conteúdo sobre o seu trabalho possa ser postado em outras redes como o Instagram, por que não compartilhar? Você pode descobrir que algum dos seus seguidores trabalha com algo semelhante, relevante para você, ou fazer com que ele lembre de você quando precisar de um profissional com o seu conhecimento.
- Valorize os momentos “off”. É compreensível que muitas pessoas prefiram se desconectar do trabalho quando têm a chance. Mas aquele almoço com colegas no intervalo e aquele jantar da firma a que você tem preguiça de ir, podem aproximar você de colegas distantes no contexto do dia a dia de trabalho com os quais você tem muito para compartilhar, mas não sabe. As conversas em contexto informal – que não devem ser sempre sobre o trabalho, é claro – podem proporcionar insights valiosos. Busque participar desses momentos, quando possível.
- Esteja disposto a ajudar. Networking é uma via de mão dupla. Esteja disposto a ajudar as pessoas da sua rede quando possível, oferecendo conselhos, compartilhando informações relevantes e disponibilizando sua agenda. Ao ser uma fonte de suporte e valor para os outros, você fortalece os laços e constrói relacionamentos duradouros.
- Lembre-se de ser você mesmo. Nessas oportunidades de desenvolver sua rede, evite tentar impressionar os outros ou forçar conexões. Não tente parecer uma pessoa diferente do que você é, nem tome o espaço de outras pessoas para tentar ter mais visibilidade que elas. Busque ouvir as pessoas com atenção e responda-as com honestidade. As melhores conexões são construídas com interações sinceras e naturais.