Em sua essência, o trabalho em equipe nada mais é do que a colaboração entre pessoas, que combinam suas habilidades individuais para alcançar um objetivo em comum.
Esse modelo de trabalho pode até parecer simples, mas nós sabemos que existe uma série de desafios e de itens essenciais à gestão que contribuem para que, de fato, seja possível trabalhar de maneira engajada e produtiva.
Qual a importância do trabalho em equipe?
O trabalho em equipe se faz importante justamente para proporcionar ao time e à empresa a conquista de melhores resultados, tendo em vista o potencial que um grupo de pessoas tem para desenvolver um projeto de qualidade.
Entretanto, existem diversos fatores que fazem com que o trabalho em grupo dê certo, afinal sabemos que lidar com as diferenças, administrar expectativas e construir um ambiente favorável, evitando a competição não saudável, não é uma tarefa fácil.
Portanto, para melhorar o clima organizacional existem itens essenciais que favorecem o trabalho em equipe, são eles:
- Liderança orientadora e motivadora;
- Boa infraestrutura;
- Suporte;
- Reconhecimento;
- Treinamento;
- Objetivos compartilhados;
- Identificação com o propósito da empresa.